terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

PZ Pimenta - Anticorpos (2005)









"O tempo acelera o amontoamento de máquinas.

As hordas cyborguianas multiplicam-se a tempo inteiro.
Deêm-nos mais plasma, mais titânio, mais nada até ficarmos polysaturados.
Para quando a substituição do suco gástrico pelo ácido corrosivo?
E quando é que chegam as armaduras luminosas?
Haverão anticorpos que cheguem para tudo?" by PZ

"Disco de autor desfragmentado, despersonalizado, cortado aos bocados entre as perdas de memória. É um conjunto de cenas que compõem um filme, uma máquina que produz uma cronologia delineada por flash-backs e flash-forwards. Foi montado num quarto de brinquedos versão 9.0.6 entre 2002 e 2004. Nos anos 80 o quarto era populado por criaturas que iam saltando de filmes de ficção-cientifica para o imaginário plastificado, hoje em dia é um monte de fios que formam uma rede maquinal montada à volta de propósitos musicais. Dantes fazia-se de conta, hoje fazem-se contas à vida." by PZ

E pronto! Confesso que não sei muito mais sobre este rapaz portuense de escrita mordaz e música oblíqua. Há uns meses atrás ia eu na minha viatura com a habitual Rádio Universitária do Minho (RUM) sintonizada quando começa a passar na rubrica Português Suave este PZ Pimenta. Fiquei atónito! Som completamente novo para mim, alicerçado em fragmentos electrónicos e uma forma de cantar dissonante e arrastada, PZ transporta-nos para uma casa de alterne vazia de gente e cheia de fumo! Música semelhante a esta? Não existe. Só mesmo o próximo trabalho de PZ Pimenta!





www.meiofumado.org
www.myspace.com/pzpimenta

1 comentário:

Carla disse...

Confesso que não sou fã de líricas cantadas em português mas reconheço quando o som é bem construído e as letras originais. No contexto da música portuguesa parece-me que PZ Pimenta tá à frente, no contexto internacional se não fosse a língua era bem capaz de uma boa projecção… gostei dos vídeos que tão no site:) andei a brincar com o vribogame;)