domingo, 4 de fevereiro de 2007

magenta skycode "IIIII" (2006)


Desde há uns dias que tenho andado numa ansia terrivel para tentar arranjar este album. É dificilimo encontra-lo no emule, tive de o sacar música a música e ainda não está completo. No entanto encontrei no youtube o video do single (presumo eu) que se chama people. É mesmo uma pena que esta banda nao seja mais divulgada e é por estas e outras que cá estamos ... Ora bem, os magenta skycode são Finlandeses e têm como líder do projecto o senhor Jori Sjöroos (conhecido também como Fu-Tourist). Foi ja há cerca de 7 anos que tive conhecimento, através dos This Empty Flow, das excelentes composições músicais que este senhor giza. Magenta skycode é também o nome do albúm de estreia dos This Empty Flow em 1996, que aconselho vivamente já que o considero um albúm de culto. A sonoridade anda em torno do electro, rock, indie, post punk.... enfim, tudo misturado dá origem a um som intemporal, com melodias épicas onde as guitarras com delays e o orgão partilham da mesma importância que a voz. Deixo aqui algumas descrições/citações:

If you like The Cure, Joy Division, Pink Floyd or
Arcade Fire please check out Magenta Skycode.

"Magenta Skycode are bringing nothing radical or new, but
their catchy pop songs with well utilized synths, vocals, guitars,
and percussion, are one of the catchiest and freshest sounds to emerge
this year. Their new album is strongly recommended."
(Obscure Sound)

"When 1980s music is combined with modern electro beats and new age
sounds, the result is both refreshing and soothing, flowing smoothly in
the background like a feng shui style fountain. It is impossible to find
any flaws in this album; you just have to enjoy it... has Jori Sjöroos
stolen David Sylvians soul?" 5/5
(HELSINGIN SANOMAT/Nyt-liite 5.5.06)

"Allow IIIII to soundtrack startling, bright Sunday mornings and
quiet moments of tenderness, and it could become a suprise favourite"
(Gen Williams, Drowned In Sound 27.3.2006)

Ouçam o albúm todo porque as músicas variam bastante... mas são todas muito cativantes e, acima de tudo, bem construidas sem muitas invenções.

Bem, falei no video do youtube e de ontem para hoje foi retirado devido a leis de direitos de autor. Fica aqui o site da banda para irem explorar http://www.magentaskycode.com/ podem aceder ao video e a 2 musicas incompletas. Deve andar para ai uma conspiração para não tornar estes tipos conhecidos.




people

hands burn

i know you're sleeping with your dolls

5 comentários:

Carla disse...

Nuno não sei se já arranjaste o álbum todo mas no site da editora tem lá http://www.solinarecords.com/listen/, o álbum que falaste no post mais um álbum também num estilo neo-retro “remain still” dos Déclassé estes mais estilo New Order também muito fixes. Quanto à conspiração acho q deve ser pq é uma editora nova (pelo menos só encontrei estes dois trabalhos…) deve ser a concorrência a elimina-la já do mercado lolol no link que pus em cima apesar de dizer apenas listen basta pôr o rato em cima de cada música botão do lado direito “save target as” e já tá! todas as músicas no pc:)))) claro que quem quiser pagar e contribuir para o futuro desta editora e destes trabalhos sempre pode não utilizar esta técnica e ir aos sites que constam no fundo da página;) Gostei muito das duas bandas que hoje me deste a conhecer:))))

Nelson disse...

Viva pá! Também não tive grande dificuldade em encontrar no Nicotine (cliente de Soulseek para Linux).
Tens razão, o álbum é bastante heterogéneo, faz-me lembrar Chameleons ou The Workhouse, gostei bastante!
No meio das minhas pesquisas, vi que tanto os Magenta Skycode como os This Empty Flow nascem de uma outra banda que são os Thergothon, ainda não ouvi, mas dá-me a sensação de ser uma cena mais pesada!

Nuno Moura disse...

boa carlita! :) não explorei o site da editora como devia, confesso. A outra banda é muito porreira também. Queria mostrar o video ou umas musiquitas mas quando recorri às fontes do costume nao encontrei nada. Depois aquilo de terem retirado o video do youtube deu-me para exagerar a coisa com a teoria da conspiração ;) uma metáfora para expressar a minha frustração.
Nelson, em relação aos Thergothon tenho quase a certeza que são "metaleiros", as bandas finlandesas têm a tradição de começarem por ai e depois irem evoluindo com o tempo... :). Ainda bem que encontraram o albúm.

Carla disse...

Também ninguém tá à espera de encontrar assim os dois únicos albuns que a editora lançou integralmente para download... será que eles sabem que não dá só pra ouvir que também dá pra fazer download????? como ainda estão a começar faz me pensar se não será um pequeno lapso deles lol

Nelson disse...

Não deve ser por lapso! As músicas estão em .mp3 com bitrate de 80K, ou seja, cerca de metade da taxa de qualidade CD. E nota-se bastante a diferença entre uma musica codificada a 80k ou 192K. Mas isto é uma excelente iniciativa onde a maioria das editoras deveriam pôr os olhos!