domingo, 25 de fevereiro de 2007

Little Miss Sunshine (DeVotchKa) - 2006


A noite de hoje é de Óscares!
Não venho aqui discutir os critérios e mediatismo desta celebração tipicamente americana que sugere uma proporção entre a grandiosidade do evento à escala mundial e a importância do prémio propriamente dito! Venho antes falar um pouco daquele que para mim é sem dúvida o melhor filme em competição na categoria “Best Picture”: Little Miss Sunshine.

Little Miss Sunshine é uma comédia dramática que relata a viagem pela América numa carrinha VW “pão-de-forma” de uma família disfuncional a caminho do concurso de beleza infantil “Little Miss Sunshine”. Com o Pai orador motivacional sem grande sucesso, a Mãe stressada, o Avõ toxicodependente, o Tio gay-génio-suicida e o Irmão voluntariamente mudo, a pequena Olive atravessa a América em busca do título que sempre desejou de Little Miss Sunshine.

O filme claro, não seria o mesmo se não o tivesse a acompanhar a excelente banda sonora orientada pelo compositor canadiano Mychael Danna e interpretada na sua maioria pelos DeVotchKa. Banda originária de Denver, Colorado os DeVotchKa são 4 multi-instrumentistas que misturam música de ascendência romena, grega e eslava com estilos tão diversos como o Folk, Bolero e Mariachi. Vale bem a pena escutar com atenção os cinco trabalhos de originais editados até ao momento e desfrutar da introspecção induzida por sonoridades algo próximas de um Yann Tiersen!




Como é óbvio, não vou ficar a pé até de madrugada à espera do veredicto final, mas amanhã quando acordar, das primeiras coisas que irei fazer é ligar o portátil e sintonizá-lo na página oficial do evento na esperança de ter uma boa surpresa semelhante aquela que tive em 26 de Março de 2000 quando o filme “Beleza Americana” chutou para canto toda a concorrência!








Site Oficial do Filme

Site Oficial da OST

2 comentários:

Anónimo disse...

O melhor sem dúvida!!! Mas estou um pouco confusa porque sobre a minha cabeça pairam duas questões, e a primeira é: como um filme destes é nomeado para Óscares? e a segunda será: como este mesmo filme obteve prémios? E daqui advêm ainda mais duas perguntas: será que a limitação cinematográfica dos americanos está a deixar de existir? ou será que somos nós que estamos a mudar de gosto, e a tornar-nos mais “hollywoodescos”??é que houve mais um filme também ele premiado e também ele pouco ou nada tem em comum com o estereotipo hollwood…mas isto é outro assunto de que este blog não trata.

Anónimo disse...

o meu filme preferido da fantochada a que se chama Academy Awards, que se trata apenas de uma academia de interesses políticos e não só, com a mania de que de alternativos se trata.Quanto a esta banda sonora ainda não ouvi bem, mas vou ouvir mais atento!