sábado, 10 de fevereiro de 2007

Hoje pela primeira vez em Portugal @ Nine Inch Nails @


Hoje é um dia importante para mim e para a história da música em Portugal. Apesar de bastante tardio, ao fim de tantos anos Trent Reznor lá veio... É hoje o primeiro de 3 dias consecutivos de concertos no Coliseu de Lisboa de uma tournée europeia que terá início em Portugal.
Se ele imaginasse o significado que teria para a geração do “broken” e do “the downward spiral” ter estado presente num concerto dele na altura… bem nem quero pensar… o histerismo que teria sido, os dias antes sem dormir, o espírito cansado de tanto sonhar e nos dias após sem saliva de tanto falar dele… enfim, teria sido grande cena!!!
Eu como fã incondicional de industrial e tendo sido Trent Reznor dependente durante a adolescência e sendo ele uma das maiores referencias em música para mim não poderia deixar passar este momento despercebido.

Michael Trent Reznor, americano nascido no estado da Pensilvânia, desde cedo se dedicou à música. Aos 5 já tocava piano, anos depois saxofone e tuba e pertenceu a grupos de jazz. Na escola foi eleito o melhor actor dramático em peças de teatro, o que não admira dada a sua capacidade de isolamento, anti-social, uma mente que fervilhava pensamentos num mundo próprio. Olhando para o trabalho de Trent Reznor vê-se nas suas letras o turbilhão de ideias que fabricava, o engenho que tem para compor, a firmeza que tem para liderar as várias equipas de músicos que já trabalharam com ele, o efeito que este informático introduziu no mundo da música e até mesmo na informática produzindo bandas sonoras para os jogos Quake, Tomb Raider (jogo/filme) e era pra ter sido também para o Doom 3 mas parece que não ouve um acordo financeiro. Já antevia eu esta boa conjugação pois na altura tentava jogar Doom 1 e Wolfenstein ao som dos NIN ou qualquer outra banda industrial mas sempre fiquei enjoada a jogar jogos 3D, preferia mais um Indiana Jones and the Fate of Atlantis, sempre gostei muito dos jogos da Lucas Arts:) Mas não dispersando uma vez que o assunto Trent Reznor pra mim daria pra páginas e páginas da minha vida…

Também o mundo do cinema não ficou impune à sua genialidade produziu trabalhos para as bandas sonoras de filmes que marcaram a minha geração. Em “The Crow” depois de ter ido ver o filme três vezes ao cinema, filme que eternizou Brandon Lee em que se faziam os vários repeats já depois em VHS da cena do tiroteio pra ver qual a bala que o tinha morto e que sabor tinha a cover “dead souls” de Joy Division produzida pelos NIN para esse filme, também “burn” e “something i can never have” no filme “Natural Born Killers” de Oliver Stone e mais tarde “the perfect drug” em “Lost Highway” de David Lynch, neste ultimo para além desta música diria até que tem outra, “apple of sodom” sim porque Marilyn Manson foi fruto da produção e genialidade de Trent Reznor, logo tudo o que eles fazem a ele o devem.


Quanto aos álbuns não vou entrar muito na sua descrição nem das músicas porque isso iria obrigar-me a pormenores tipo o minuto na música tal em que entra a voz e “aquele” som, etc. e acho que este post já está a ficar demasiado longo…
Os álbuns já por si são muito bons mas as remisturas não se ficam nada atrás! Sempre colei no album de remisturas “further down the spiral” e talvez tenha sido o álbum que ouvi mais vezes até hoje e se não foi…bem… anda lá perto…

O que esperar de Trent Reznor num concerto ao vivo;)




Já está previsto um novo trabalho para o dia 17 de Abril deste ano intitulado “Year Zero” e para já para entreter os fãs vão lançar um DVD da promoção ao vivo do álbum “with teeth” que foi gravado durante o ano passado no próximo dia 27 de Fevereiro.

Ultimamente não tenho sido muito obsessiva com os trabalhos de Trent Reznor principalmente desde o “the fragile” mas vou sempre espreitar volta e meia o que ele anda a fazer e ouço os novos trabalhos mas já com mais medida. A última coisa que ouvi foi resultado deste verão passado e achei super interessante foi principalmente por ter sido na companhia de Peter Murphy que também na adolescência teve um significado especial para mim, principalmente na fase Bauhaus. Neste verão decidiram juntar-se e fazer uma pequena tour com sets de 3/4 músicas para um pequeno grupo de pessoas que ganharam um concurso numa rádio nos States. Os dois deram 4 espectáculos num deles acompanhados por Tv On The Rádio no qual tinham um set de três músicas. Vejam os vídeos dessas músicas e deliciem-se como eu ainda mais se estivesse naquela pequena plateia…;)

“dreams” TV On the Radio



“final solution” Pere Ubu



“bela lugosi’s dead” Bauhaus

3 comentários:

Nelson disse...

Nunca acompanhei bem a carreira dos NIN nem o som industrial, mas existem sem dúvida algumas músicas que são indissociáveis do “Lost Highway” ou “Natural Born Killers”. Diria aliás que o “Lost Highway” lembra-me mais o David Bowie a cantar o I'm Deranged, mas aquela cena da cobra e do índio no “Natural Born Killers” com o Trent Reznor a cantar (penso que o tema se chama “Burn”) por trás é uma das cenas que me há-de ficar gravada na memória durante muito muito tempo.

E que preciosidade este concerto com os TV On The Radio, Peter Murphy e Trent Reznor. Não me leves a mal Carla, mas apesar de reconhecer o génio ao Reznor tenho que admitir que quando o Peter Murphy puxa da voz com aquele timbre fantástico à lá David Bowie ofusca um pouco o líder dos NIN!
Por último, uma palavra de admiração aos TVOTR que além da reconhecida genialidade se fazem sempre rodear por grandes ícones da música, se é que já não são, e se tudo correr bem, estes gajos vão ser muito muito grandes!

Nelson disse...

Pequena correcção: O tema do NIN que acompanha a tal cena do índio no Natural Born Killers não é o "Burn" mas sim "Something I Can Never Have" do álbum Pretty Hate Machine.

Carla disse...

http://www.nin.com/current/radioshows/
neste link encontras uma descrição dos sets dos quatro espectáculos, os videos do terceiro também estão no youtube só que pra não encher o post todo de videos decidi só pôr os da sessão com TVOTR até porque são os que gosto mais:) isto para sugerir que vejas os videos do set do show 3 aí vais ver Trent Reznor ainda mais "ofuscado"... basicamente o que tento dizer é que trent escolheu precisamente peter murphy para este papel por causa da voz! Trent é inteligente e sabe contextualizar a sua voz, ele escreve, compõe, mas principalmente é multi-instrumentista, é conhecido como um verdadeiro engenheiro do som, como perfeccionista e meticuloso que teve que adptar a sua voz ao brilhante som que componha pois mais ninguém seria capaz de interpretar as suas letras como ele e como lider que é nunca admitiria que alguém ficasse com o mérito do som por ele produzido. apesar de timido teve que fazer esse sacrificio:) não consigo imaginar outra voz sem ser a dele nos nin, aliás nem faria sentido e basta veres pelas covers que fazem das músicas dele. por exemplo a cover que Johnny Cash fez em 2002 da música "hurt" do trent (q tb encontras no youtube) apesar de também gostar, e ser cantado por uma grande voz que é a do cash não têm a alma que trent lhe dá... mas volto a salientar que trent é muito mais que voz é um execelente produtor!