sexta-feira, 15 de junho de 2007

Girls Bands... ambas de um lugar começado por B…

Hoje apetece-me falar mal… Nada melhor que dois belos exemplos da actualidade!

Au Revoir Simone “the bird of music” (2007)


O segundo álbum de mais um trio. Desta vez todas meninas e de Brooklyn, normalmente acompanhadas por três teclados em palco. Praticamente estreantes, com um álbum auto-editado em 2005. Projecto num formato pop electrónica, simples e descontraído em seguidos episódios conduzidos por sintetizadores. Dizem elas que quanto pior for o teclado mais elas gostam de tocar, porque será?...

Au Revoir Simone “fallen snow”


Electrelane “no shouts no calls” (2007)


O quarteto feminino de Brighton lançou recentemente o seu quarto álbum. Projecto fabricado por bateria e guitarras exaustivas, com vozes alternadamente ora instrumentais, ora embaladoras de palavras. Insípido e sem qualquer tipo de inovação mas isso não seria mau, por vezes um revivalismo é muito bem-vindo, não é o caso. Posto isto, nada melhor do que ler a já confirmada notícia da sua presença no festival Paredes de Coura…

Electrelane “to the east”

3 comentários:

Nelson disse...

Ora bem, vamos lá ver se eu consigo pôr isto como deve ser!
Primeiro deixa-me dizer que adoro teclados, desde aqueles CASIO manhosos até aos KORG passando pelos Roland ou o mítico Minimog tudo o que meta sintetizadores vintage é meio caminho andado para uma audição mais atenta.

Começamos então com as Electralane que desde o início de carreira (com o excelente Rocket It To The Moon) fazem com mestria o uso destes instrumentos criando ambientes sónicos e catárticos a lembrar as paisagens de uns Sonic Youth onde as guitarras são substituídas pelas teclas. No segundo trabalho, juntam-lhe as vozes e ai então criam uma obra-prima! Este último trabalho de facto está uns furos abaixo dos anteriores provocando um certo arrastamento auditivo mas mesmo assim possui grandes temas e o traço sonoro original que as caracteriza continua bem presente.

As Au Revoir Simone são mais dadas à pop caixinha de música, mas este “The Bird Of Music” é sem dúvida muito melhor que o álbum de estreia, com melodias bem construídas e secção rítmica bem orientada pelos próprios sintetizadores. É daqueles álbuns que gosto de ouvir quando estou nas salas de espera do dentista, repartição de finanças ou aeroporto, isto é, o som criado pelas meninas faz-me esquecer por momentos a situação chata em que estou metido!

Nelson disse...

deixa-me só acrescentar que o vídeo que escolheste das Electrelane corresponde ao tema que na minha opinião é o melhor do álbum. bem escolhido!

bitsounds disse...

Au Revoir Simone são a pop perfeita destes dias, para ouvir "em repeat"