segunda-feira, 18 de junho de 2007

Destroyer/Archie Bronson Outfit

Ora bem, depois de alguns dias (largos dias...para lá de um mês) de ausência, aqui estou eu novamente armado em critico musical com a mania que percebo deste assunto!
Uma vez que o tempo de clausura foi mais longo que o habitual e durante esse mesmo período não deixei de ouvir música, hoje quero-vos falar de dois projectos musicais que durante o último mês preencheram as playlists cá de casa e do meu mp3 player (sim é verdade, já não tenho viatura para ouvir o sonoro, e para as deslocações também!).

DESTROYER::Your Blues
Merge Records, 2004
12 Tracks

Sabia que os “The New Pornographers” são uma super-banda composta por diversos elementos pertencentes à cena indie canadiana, sabia que os “Swan Lake” são um projecto criado por elementos dos “Frog Eyes” e “Wolf Parade”, mas não sabia que a cola que unia todos estes elementos tem o nome de Daniel Bejar e cujo alter ego é precisamente “Destroyer”!
Para grande admiração minha, descobri que “Destroyer” já conta com mais de 10 anos no activo e possui o respeitoso número de 9 álbuns editados. Destes 9 ouvi os últimos 3 e digo-vos, o homem é genial! David Bowie, Luke Haines, Conor Oberst ou até Scott Walker podem ser lembrados na música deste senhor.
Este Your Blues é aquele que na minha opinião explora com mestria a vertente mais orquestral e épica do homem. Musica brilhantemente construída, grandiosa e sonhadora!





ARCHIE BRONSON OUTFIT::Derdang Derdang
Domino, 2006
12 Tracks



Grande grande descoberta, pelo menos para mim que adoro o cruzamento feito entre o garage punk de uns Detroit Cobras ou Flaming Stars e o revivalismo psicadélico de uns Reverend Horton Heat! Gravado em Nashville (como a sonoridade tão bem nos mostra) este Derdang Derdang é o segundo trabalho destes 3 ingleses que preservam o culto da barba e óculos escuros a fazer lembrar a aparência dos Black Heart Procession! Tenho que ver esta malta ao vivo brevemente, se fossem a Portugal nos próximos tempos, era no Mercedes ou na ZDB que os queria ver!



Archie Bronson Outfit "Cherry Lips"

3 comentários:

bitsounds disse...

"Your Blues" é uma obra-prima, genial mesmo ....

Nuno Moura disse...

archie bronson muito bom... vi-os ao vivo o domingo passado e soou melhor que em cd :) boa descoberta!

Nelson disse...

epá não me digas! viste os gajos ao vivo! vou ter que esperar algum tempo até ser bafejado com tal sorte!