quinta-feira, 22 de março de 2007

Andrew Bird "Armchair Apocrypha" (2007)

Hoje trago ao scribophone o novo albúm de Andrew Bird por dois motivos:

1º Li no blitz que estão a oferecer 10 exemplares deste albúm, clicar aqui e boa sorte;)

2º Ao que parece o Sr. gostou de estar cá há 2 anos e por isso mesmo tem já três datas agendadas para actuar em Portugal (Teatro Gil Vicente, Coimbra, 30 de Maio, Cinema São Jorge, Lisboa, 31 de Maio, Theatro Circo, Braga, 1 de Junho).

Mais do que ouvir os albúns e porque Andrew Bird garante excelentes espectáculos ao vivo repletos de pormenores músicais e sempre desiguais, recomendo! Vale bem apena ir ver:)

Andrew Bird & Martin Dosh "Simple X"

segunda-feira, 19 de março de 2007

berg sans nipple "form of..." (2003)


Sei muito pouco acerca destes senhores. Posso dizer-vos que se trata de um duo franco-americano composto por Lori Sean Berg e Shane Aspegren. O album "form of..." chegou-me aos ouvidos por intermédio do meu "housemate" Benoit, que também me tem mostrado outras sonoridades interessantes e mais ligadas ao jazz, tais como Bumcello, Julien Lourau e Mukta. Os bsn têm um som muito característico, uma mescla de jazz, sons electronicos minimalistas e rock. Ambos os membros tocam bateria e sabem conjugar na perfeição a delicadeza dos sons produzidos pelas máquinas com a dureza da bateria. Os seguintes videos foram filmados na Dinamarca em 2004, num concerto em AArhus.




sexta-feira, 16 de março de 2007

Anna Clementi - Love Is A Reason (2005)



Depois de uma ausência mais ou menos prolongada por motivos de saúde e afins, regresso cheio de vontade para partilhar convosco a melhor descoberta que fiz nos últimos tempos (vá lá, nos últimos 2 meses!).
Estou eu falar exactamente de uma senhora italiana de Roma que dá pelo nome de Anna Clementi e que para os fãs do projecto Tosca é a voz feminina que aparece nos trabalhos “Suzuki” e “Delhi 9” do duo austríaco. Ligada a outras formas de arte como o teatro ou cinema, a sua única aventura musical a solo até ao momento deu-se em 2005 com este fantástico “Love Is A Reason” com o acompanhamento dos não menos fantásticos Pigneto Quartet!
Neste seu primeiro trabalho, Anna Clementi deixa-se embrenhar pelo jazz, electrónica, contemporânea ou pela “chanson” de Françoise Hardy e cria assim um trabalho ecléctico com excelentes versões de alguns clássicos (“An Occasional Man” da dupla Blare/Martin ou “Tornerai” de Olivieri/Rostelli) e originais da própria Clementi e Pigneto Quartet.
O nobre sentido da partilha musical com i ntuito divulgacional e não comercial é demonstrado pela disponibilização integral do álbum no seu site oficial. É só clicar na capa para a magia tomar início.


Se clicaram na capa e foram redireccionados para o site, devem ter reparado no lado direito um link para o vídeo promocional do seu espectáculo ao vivo. Esse vídeo de cerca de 5 minutos é daquelas preciosidades raras e inigualáveis que tive oportunidade de ver em toda a minha vida e por isso disponibilizo aqui o link directo para o seu visionamento. Se carregarem aqui, por favor vejam-no até ao fim e deliciem-se com a postura trágico-teatral de Anna e as surpreendentes variações musicais proporcionadas pelos Pigneto Quartet!

segunda-feira, 12 de março de 2007

At Swim Two Birds "Returning to The Scene of the Crime…" (2007)

O fantástico Roger Quigley vocalista dos The Montgolfier Brothers tem um novo lançamento do seu projecto a solo At Swim Two Birds, nome correspondente a um livro do escritor irlandês Flann O’Brien.

"returning to the scene of the crime…" traduz-se num meio poético de pormenores do quotidiano apoiado numa guitarra acústica. Roger Quigley envolve-nos novamente num espaço de insularidade íntima que se vai despindo de cataclismos sentimentais. Apesar deste álbum ser praticamente uma reedição do “1969 till god knows when” é mais um momento de supremacia especial em líricas e voz aconchegante que este fã dos The Fall nos oferece.

“laziness and the lack of the right medication” At Swim Two Birds