quarta-feira, 20 de junho de 2007

Laura Veirs "saltbreakers" (2007)


Sexto álbum da americana singer/songwriter. Um álbum folk, misto, músicas que se alternam aceleradas/calmas. Esperamos poder contar com ela novamente na Invicta!


Laura Veirs "cast a hook in me"


Deixo aqui o link (myspace) da artista onde podem encontrar uma das minhas músicas preferidas “don’t lose youself”. Ainda ninguém se lembrou de pôr um vídeo pinta no youtube desta música e também não encontrei nenhum link/mp3 pra colocar aqui no scribophone, mas não queria deixar passar o post sem este registo;)

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Destroyer/Archie Bronson Outfit

Ora bem, depois de alguns dias (largos dias...para lá de um mês) de ausência, aqui estou eu novamente armado em critico musical com a mania que percebo deste assunto!
Uma vez que o tempo de clausura foi mais longo que o habitual e durante esse mesmo período não deixei de ouvir música, hoje quero-vos falar de dois projectos musicais que durante o último mês preencheram as playlists cá de casa e do meu mp3 player (sim é verdade, já não tenho viatura para ouvir o sonoro, e para as deslocações também!).

DESTROYER::Your Blues
Merge Records, 2004
12 Tracks

Sabia que os “The New Pornographers” são uma super-banda composta por diversos elementos pertencentes à cena indie canadiana, sabia que os “Swan Lake” são um projecto criado por elementos dos “Frog Eyes” e “Wolf Parade”, mas não sabia que a cola que unia todos estes elementos tem o nome de Daniel Bejar e cujo alter ego é precisamente “Destroyer”!
Para grande admiração minha, descobri que “Destroyer” já conta com mais de 10 anos no activo e possui o respeitoso número de 9 álbuns editados. Destes 9 ouvi os últimos 3 e digo-vos, o homem é genial! David Bowie, Luke Haines, Conor Oberst ou até Scott Walker podem ser lembrados na música deste senhor.
Este Your Blues é aquele que na minha opinião explora com mestria a vertente mais orquestral e épica do homem. Musica brilhantemente construída, grandiosa e sonhadora!





ARCHIE BRONSON OUTFIT::Derdang Derdang
Domino, 2006
12 Tracks



Grande grande descoberta, pelo menos para mim que adoro o cruzamento feito entre o garage punk de uns Detroit Cobras ou Flaming Stars e o revivalismo psicadélico de uns Reverend Horton Heat! Gravado em Nashville (como a sonoridade tão bem nos mostra) este Derdang Derdang é o segundo trabalho destes 3 ingleses que preservam o culto da barba e óculos escuros a fazer lembrar a aparência dos Black Heart Procession! Tenho que ver esta malta ao vivo brevemente, se fossem a Portugal nos próximos tempos, era no Mercedes ou na ZDB que os queria ver!



Archie Bronson Outfit "Cherry Lips"

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Keren Ann "keren ann" (2007)

De volta à normalidade…

Quinto álbum de Keren Ann Zeidel, desta vez todo em inglês. A israelita/parisiense/nova iorquina que manuseia fluentemente guitarra, piano e clarinete, produtora e cantautora. Apresenta este registo que respira uma voz angélica e prolongada perdida num baú com fundo de piano de cauda, sensual, voluptuoso, com enumeras surpresas cravado no sótão secreto. Letras cantadas por vezes sussurros, melancolia alegre e devaneios. Até o quase silêncio vocal em “caspia” é bem aplaudido para despoletar o saudosismo de sons de outra época...

Keren Ann “Lay Your Head Down”

Girls Bands... ambas de um lugar começado por B…

Hoje apetece-me falar mal… Nada melhor que dois belos exemplos da actualidade!

Au Revoir Simone “the bird of music” (2007)


O segundo álbum de mais um trio. Desta vez todas meninas e de Brooklyn, normalmente acompanhadas por três teclados em palco. Praticamente estreantes, com um álbum auto-editado em 2005. Projecto num formato pop electrónica, simples e descontraído em seguidos episódios conduzidos por sintetizadores. Dizem elas que quanto pior for o teclado mais elas gostam de tocar, porque será?...

Au Revoir Simone “fallen snow”


Electrelane “no shouts no calls” (2007)


O quarteto feminino de Brighton lançou recentemente o seu quarto álbum. Projecto fabricado por bateria e guitarras exaustivas, com vozes alternadamente ora instrumentais, ora embaladoras de palavras. Insípido e sem qualquer tipo de inovação mas isso não seria mau, por vezes um revivalismo é muito bem-vindo, não é o caso. Posto isto, nada melhor do que ler a já confirmada notícia da sua presença no festival Paredes de Coura…

Electrelane “to the east”

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Blonde Redhead "23" (2007)


Os Blonde Redhead lançaram recentemente mais um novo projecto que certamente vamos ouvir muitas vezes… O trio acarreta o peso do titulo de uma música da banda DNA de Arto Lindsay. Até hoje com os seus sete álbuns editados faz jus ao som e carreira que figuram. A japonesa Kazu Makino e os dois gémeos italianos brincam com sons desta vez num universo mais electrónico. Confesso que entre outros, estou completamente rendida aos temas “the dress” e “silently”, deixo aqui o álbum para ouvir na integra…



… e vídeos, o segundo realizado por Mike Mills (uma pose por segundo) e por último uma entrevista sobre a criação deste álbum;)


quarta-feira, 13 de junho de 2007

viró disco e tocó mesmo… e que bem que ele toca!


Dakota Suite “waiting for the dawn to crawl through and take away your life” (2007)

Incrível como Chris Hooson parte sempre da mesma matéria-prima e a forma como pouco a transforma… É ofegante o formato expresso em sons melancólicos de já conhecidas formas… No mesmo meio reverte sensações… ofegante sim mas repetitivo nunca…mágico!







Hanne Hukkelberg “rykestrasse 68” (2007)

Outrora por outras paragens já referi o nome desta norueguesa, um pouco como em “little things” este álbum é uma mistura de tlimtlims, como teclas de uma máquina de escrever antiga e voz por vezes :) por vezes :( … espírito infantil ou fantasmagórico… excelente!

Nota: Hanne Hukkelberg vai estar presente pela primeira vez em Portugal no Lux (Lisboa) para apresentação do novo álbum nos próximos dias 14 e 15 de Junho.





The Cinematic Orchestra “ma fleur” (2007)

Altos e baixos arrepiantes, com a participação de Fontella Bass (cantora americana de soul) e Lou Rhodes (Lamb). A moderada pitada jazzística marca a pouca diferença mas sempre num timbre nostálgico… O noviço Patrick Watson está também presente neste cintilante click instrumental… “simplicidade” soberba!




quinta-feira, 7 de junho de 2007

nervous cabaret "nervous cabaret" (2006)

Tenho chegado a casa e a primeira música que toca, para aliviar o stress de um dia de trabalho, sai deste albúm cheio de pujança. Não consigo estar quieto e a minha imaginação leva-me para um bar acetinado a vermelho onde se bebem gins tónicos em vez de whiskey, cadeiras confortáveis, boas vistas, chão de madeira, meias de rede.... "mini-saias a matar, não tem fim o reboliço, tudo a rock´n rollar".... ouçam!